A Mitologia Nórdica diz respeito ao conjunto de contos e mitos que eram transferidos geracionalmente pelos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, a atual região escandinava, compreendida pelos países Noruega, Suécia e Dinamarca, além da Islândia. Tal conjunto de mitos também teve grande desenvolvimento na Alemanha, que foi a maior disseminadora da cultura nórdica. Com as invasões vikings, esta difusão avultou-se ainda mais, indo alcançar também os povos da ilha Britânica e deixando fortes resquícios, sendo um dos célebres exemplos a denominação dos dias da semana dos países de língua (Thursday, é o "dia de Thor"; e Friday, "dia de Freya").
ANÕES: Conhecidos também como Nibelungos, moram em seu país, um mundo subterrâneo no interior da Terra.
ÁRVORE DA VIDA: Conhecida como Yggdrasil, é o grande freixo que se encontra no meio do mundo e sustenta as divisões do mesmo.
ASGARD: O lar dos deuses, construída por Wotan.
ASK ou ASQUE: Foi considerado o primeiro homem. Tal como sua esposa Embla, foi criado a partir das gotas do suor do gigante Ymir e deles descende toda a Humanidade.
AUDHUMLA: A vaca primordial que começa a lamber e a derreter o gelo da Terra e liberta dele o gigante BUR, e das gotas de gelo derretido forma-se o gigante de gelo Ymir.
BERGELMER: É o filho do gigante Thrudgelmir, originou a estirpe dos gigantes que viveriam em Jotunheim, o lar dos gigantes. Ele e a sua esposa foram os únicos sobreviventes da inundação do sangue de Imer
BESTLA: Uma giganta que casou-se com Bor e originou os três primeiros deuses do panteão nórdico: Wotan (Odin), Vili e Ve.
BIFROST: A ponte do arco-íris que conecta os dois mundos: o mundo dos mortais a Asgard.
BOR: Filho de Buri e pai de Wotan, Vili e Ve, os primeiros deuses.
FASOLT: Assim como seu irmão Fafner, Fasolt também era um gigante. Após ter construído com ele o Valhalla, os irmãos discutiram pela posse do anel, resultando na morte de Fasolt.
FLOSSHILD: Protegia o ouro escondido no Reno, é uma das ninfas que o protegem.
FREYA: Deusa do amor e da juventude. Foi entregue como pagamento a Fafner e Fasolt por Wotan como garantia da construção do Valhalla.
FRICKA: Deusa do casamento e da fidelidade, esposa de Wotan.
GIBICH: Fundou o clã dos Gibichungs, seus filhos são Gunther e Gutrune.
GIBICHUNGS: Nome da família de Gibich que protagoniza alguns dos episódios mais fundamentais do "Crepúsculo dos Deuses". É conhecida pelos irmãos Gunther e Gutrune.
GIGANTES: Raça que surgiu a partir do gigante Ymir. Porém na história do Anel, é composta apenas os irmãos Fafner e Fasolt.
GINNUNGAGAP: Existia antes de o mundo ser formado, sendo um abismo vazio.
GLADSHEIM: Instalado em Asgard, é o magnífico palácio de Wotan.
GRIMGERDE: Uma das nove Valquírias.
GRIMHILDE: Vendeu-se a Alberich, o nibelungo, gerou o ambicioso Hagen, meio-irmão de Gunther e Gutrune. Antes era esposa de Gibich.
GUNGNIR: A lança de Wotan, meio em que Wotan registra todos os seus acordos. Termina quebrada por Siegfried durante um duelo em que o deus trava com seu neto. Sendo derrotado por ele simbolizando o declínio da velha divindade.
GUNTHER: Deseja casar-se com Brunhilde, armando uma trama com Siegfried, que resulta com funestas consequências para todos. É irmão de Gutrune.
GUTRUNE: Irmã de Gunther e meio-irmão de Hagen, filho de Alberich. Deseja casar-se com Siegfried, mas vê seus objetivos frustrados após a morte do herói, assassinado traiçoeiramente por Hagen.
HAGEN: Filho do nibelungo Alberich, meio-irmão de Gunther e Gutrune. Transforma-se no carrasco de Siegfried para poder se apossar do anel.
HEIDRUN: Cabra que fornecia o hidromel (a bebida dos deuses) aos habitantes do Valhalla.
HEIMDALL: Vigilante e guardião da ponte Bifrost, que conectava o mundo dos mortais a Asgard. Estava sempre munido de uma trompa para anunciar a travessia daqueles que a cruzassem.
HEL: Comandava o reino dos mortos. É deusa infernal, filha de Loki.
HLIDSKIALF: O trono mágico de Wotan. Nele, Wotan poderia ter uma vasta visão de tudo quanto se passava pelos Nove Mundos.
HUGIN: Era um dos corvos mensageiros de Wotan. Seu nome significa "Pensamento".
HUNDING: Marido de Sieglinde. Mata o seu cunhado, Sigmund, em um duelo. Como consequência, em seguida, Wotan pune-o também com sua morte.
IDAWOLD: Planície localizada acima da terra, abrigava Asgard, o lar dos deuses.
IFFING: O rio que separava Idawold, a planície que abrigava Asgard, do restante do universo.
JOTUNHEIM: O lar dos Gigantes. Bergelmer e sua esposa, únicos gigantes sobreviventes de uma guerra promovida por Wotan e os outros deuses, ao buscar refúgio, acabaram por fazer de Jotunheim o novo lar dos gigantes.
LERAD: Árvore mágica, suas folhas eram o alimento da cabra Heidrun, fornecedora do hidromel aos guerreiros do Valhalla.
LOKI: Era o mais esperto e ladino dos deuses. Filho de gigantes. Também assume a persona de deus do fogo, a partir da segunda parte da tetralogia do Anel dos Nibelungos. Tem habilidade de metamorfose, podendo assumir a forma que desejar.
MIDGARD: Chamada também Terra-Média, corresponde ao planeta Terra, a morada dos mortais, construída por Wotan e seus irmãos no início dos tempos.
MIME: Um nibelungo irmão de Alberich. Pai de criação de Siegfried. Encantado pelo anel que este conquistara do dragão Fafner, acaba morrendo na tentativa de assassinar Siegfried.
MIMIR: Gigante cuja cabeça reside às margens do rio da sabedoria. Exigiu que Wotan lhe desse um de seus olhos para deixá-lo beber da fonte.
MUNIN: Um dos corvos mensageiros de Wotan. Seu nome significa "Memória".
MUSSPELL: Havia antes da Criação, é o reino primordial do fogo.
NIBELUNGOS: Raça de anões escuros que vivem no subterrâneo da terra, no País dos Nibelungos.
NIDAVELLIR: Corresponde a morada dos anões.
NIDHOGG: Serpente venenosa que vive no Niflheim, região sombria dominada pela sinistra deusa Hel.
NIFLHEIM: Terra dos mortos e das névoas geladas, habitada por Hel.
NORNAS: Filhas de Erda, são em número de três, assim como as Moiras gregas ou as Parcas dos romanas, elas tecem o fio da vida e da morte.
NOTUNG: A espada invencível forjada por Wotan, reforjada por Siegfried e o anão Mime.
ODIN: Corresponde ao deus Wotan, pai dos deuses. É a denominação mais popular deste.
OURO DO RENO: Guardado por três ninfas, é tesouro escondido nas profundezas do Reno. Ele foi roubado por Alberich para forjar o Anel de Poder.
RAGNAROK: Corresponde ao "Crepúsculo dos Deuses", época apocalíptica na qual os deuses deixarão de existir após uma conflagração universal.
RATATOSK: Esquilo que percorre os galhos da Arvore da Vida, levando rmensagens desaforados que a águia transmite à serpente Nidhogg e vice-versa.
ROSSWEISE: Filhas de Wotan e Erda, Rossweise é uma das nove Valquírias.
RUNAS: Alfabeto nórdico de propriedades mágicas. Wotan esteve por nove noites preso à Árvore da Vida para saber os segredos mágicos que as runas podem passar aos seus iniciados.
SAEHRIMNIR: Um gigante javali que os guerreiros do Valhalla devoram em sua janta, mas é reconstituído, magicamente, sempre no dia seguinte, intacto, para ser devorado novamente.
SCHWERTLEITE: Uma das nove Valquírias, filhas de Wotan.
SIEGFRIED: Morreu pelas mãos traiçoeiras de Hagen, filho do nibelungo Alberich. O romance de Sigmund e Sieglinde, que mesmo sendo irmãos, resulta no nascimento de Siegfried. Também era neto de Wotan. Libertou Brunhilde de seu confinamento em um rochedo cercado de chamas e enfrentou o dragão que guardava o Anel de Poder.
SIEGLINDE: Filha de Wotan. Teve um romance com o próprio irmão, Sigmund, que resultou no nascimento de Siegfried, o maior herói da saga germânica do Anel.
SIEGRUNE: Uma das Valquírias.
SIGMUND: Filho de Wotan, irmão de Sieglinde, sendo assassinado por Hunding, esposo de Sieglinde, em um duelo. Era pai de Siegfried, resultado do romance que teve com a própria irmã.
SIF: Deusa esposa de Thor e mãe de duas filhas Lorride e Thrud. Antes do casamento com Thor, teve outro filho, Uller, não sendo conhecido quem é o pai.
SKULD: Uma das três Nornas, deusas que presidem o destino. Tinham o dom da premonição.
SLEIPNIR: O cavalo mais veloz do universo, possuía oito patas e pertencia a Wotan.
SVARTALFHEIM: Situada no subterrâneo da terra, é a morada dos elfos sombrios.
THOR: Filho de Wotan e marido de Sif, deus do trovão, dos céus e também da fertilidade (por ser o deus da fertilidade, os agricultores nórdicos o adoravam, e também o invocavam em partos). Dispara seus raios com o seu poderoso martelo, o Mjölnir.
THRUDGELMIR: Nasceu das pernas do gigante primordial, Ymir. É um dos mais antigos membros da estirpe dos gigantes.
URD: Uma das Nornas, ela tem o conhecimento do passado.
URDAR: É o poço cujas águas as Nornas usavam para regar em Asgard umas das raízes de Yggdrasil, o Freixo do Mundo.
VALHALLA: Os guerreiros mortos em batalhas eram recolhidos pelas Valquírias e eram levados a Valhalla. Construída pelos gigantes Fafner e Fasolt sob as ordens de Wotan que os deu em troca Freya, sua cunhada, irmã de sua mulher e deusa da juventude.
VALQUÍRIAS: Filhas de Wotan e de Erda, deusa subterrânea, eram deusas guerreiras e tinham por função recolher os combatentes mortos e os levar para os salões do Valhalla. A mais famosa delas foi Brunhilde.
VANAHEIM: Morada dos Vanes (ou Vanires), deuses de hierarquia menor, em oposição aos Aesir, deuses superiores, liderados por Wotan.
VE: Auxiliou na construção do mundo. É uma das duas divindades que surgiram junto com Wotan.
VILI: Irmã de Wotan e Ve, que os auxiliou a construir os diversos reinos do mundo, como Midgard, o planeta terra; e também, Asgard, o lar dos deuses.
WALSUNGS: São os descendentes de Wotan, tais como os irmãos Sigmund e Sieglinde, pais de Siegfried.
WALTRAUTE: Filha de Wotan e Erda, irmã de Brunhilde, é uma das nove Valquírias.
WELLGUNDE: Uma das ninfas do Reno que protegiam o Ouro do Reno.
WELMWIGE: Uma das nove Valquírias , filhas de Wotan.
WERDANDI: Uma das Nornas, deusas que presidem o destino. Sua função era relacionada com o presente.
WOGLINDE: Umas das ninfas do Reno, que permitiram ao anão Alberich roubar o ouro que tinham por dever de proteger.
WOTAN: Deus supremo do panteão nórdico, mais conhecido pela denominação de Odin. Era pai de Thor, Brunhilde e das demais Valquírias.
YGGDRASIL: O freixo gigante que recobre o mundo. Dos seus galhos, Wotan fez sua lança Gungnir.
YMIR: Surgido da junção das névoas geladas de Niflheim e do calor da tórrida região de Musspell, Ymir era o gigante primordial.
As melhores histórias da mitologia nórdica de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário