Também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta se refere ao conteúdo da "World Wide Web" que não faz parte da "Surface Web", a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão.
Costuma-se comparar a internet como um iceberg no mar. A parte de cima do iceberg seria Surface Web, que é a parte indexada pelos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc) e acessíveis pelos navegadores comuns. Inclui sites como Wikipedia, Facebook, Twitter, Globo.com e Planeta 760 .
Já a parte de baixo do iceberg, que é invisível e de tamanho incalculável (pelo menos para quem está no navio) seria a Deep Web (a profunda – ou internet invisível), que é uma rede formada por sites que não são localizados pelos mecanismos de busca e que possuem seu material criptografado, ou seja, para acessá-lo é necessário a instalação de uma ferramenta especial chamada TOR, já que os navegadores comuns como Firefox e Google Chrome não são capazes de acessá-la.
Você encontra la:
Milhares de páginas com todo tipo de conteúdo, desde simples blogs que os autores preferem o anonimato(páginas com bom conteúdo, diga-se de passagem), a sites com conteúdos extremamente desagradáveis e ilegais.
Por ser algo de difícil acesso, e com poucas informações concretas na surface, a deep web uma fama de“inferno da internet”, onde existem coisas provenientes do lado mais obscuro da mente humana, e que só de ver, você já estaria cometendo uma série de crimes.
Claro que a maioria dos artigos sobre o assunto são sensacionalistas em demasia. como na surface, a deep web também tem conteúdos bons e ruins, cabendo ao usuário a decisão de filtrar o tipo de conteúdo deseja ver, já que é possível encontrar desde livros e artigos das mais variadas bibliotecas online (incluindo projetos de diversas universidades do mundo) até páginas com conteúdos repugnantes e bem escrotos, como comércio de drogas e armas, pedofilia, e etc.
Não que seja dificio entrar...
O dificio é se esconder...
Nenhum comentário:
Postar um comentário