O cosplay é mania mundial entre otakus, e que há alguns anos tem feito muito sucesso no Brasil.
O termo "cosplay" surgiu da união do substantivo "Costume" (roupa) e do verbo "Play" (encenar, representar ou até mesmo brincar). Resumidamente, pode-se entender como o ato de se fantasiar como seu personagem preferido (de anime, mangá, live-action ou games orientais) e agir como ele. Os praticantes dessa arte são chamados cosplayers. Nos últimos anos os cosplayers têm sido uma das principais atrações de eventos de anime, e não é pra menos. A semelhança entre eles e os personagens que representam chega a ser impressionante.
A história do cosplay está intimamente ligada à história das convenções de ficção científica nos Estados Unidos. O primeiro exemplo moderno dessa prática ocorreu em 1939, durante a 1ª World Science Fiction Convention, ou Worldcon, em New York, quando um jovem de 22 anos chamado Forrest J. Ackerman, e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre um público de 185 pessoas. Ackerman, que anos mais tarde se tornaria um dos nomes mais influentes no campo da ficção científica, usava um rústico traje de piloto espacial o qual chamou de "futuricostume", e Myrtle estava caracterizada com um vestido inspirado no filme clássico de 1936 "Things to Come", baseado na obra de H.G. Wells. Ambos causaram agitação entre o público, resultando em um clima de estreitamento entre a ficção e a realidade que mudou pra sempre a cara das convenções do gênero. As fantasias da dupla, confeccionadas por Myrtle, ou "Morojo", como era conhecida, fizeram tanto sucesso que no ano seguinte dezenas de fãs compareceram à convenção em trajes de ficção científica.
Na década de 90, com a explosão do anime pelo mundo, o cosplay foi reintroduzido nos Estados Unidos, dessa vez em uma escala muito maior. O termo popularizou-se rapidamente através das dezenas de convenções de anime que surgiram no país, levando muitos dos novos praticantes - ou "cosplayers", a acreditarem errôneamente que o hobby havia sido criado no Japão, quando na verdade os EUA já possuiam uma tradição de quase meio século.
Confira Outros Cosplayes.
(Click nas Fotos para ampliar.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário